A inovação é simples assim.

Toda a vez que alguém em algum lugar resolve colocar o verbo inovar no altar das necessidades vitais à sobrevivência do negócio, o desespero nas relações pessoais passa a ter o espaço que bem entender na organização, prejudicando os sempre tênues lampejos de liberdade criativa.

É importante lembrar aos desavisados, que as empresas não são guardiãs dos anseios democráticos dos seus funcionários, mas sim ambientes ditatoriais, regidos por regras definidas para atenderem os objetivos específicos dos seus gestores.

Mas, ainda mais triste que querer prever como e quando realizar a inovação é mantê-la afastada de todos, em alguma sala ultrassecreta, endeusada e afastada da realidade pulsante do mercado e da própria empresa.

Assim, o nascimento das inovações irá representar produtos, serviços ou processos, sem qualquer sentido com o negócio, ou simplesmente serão paliativos comerciais para continuar a vender os mesmos produtos ou serviços, enfeitados ou mascarados, para os mesmos clientes.

Certamente não será um, ou dezenas de certificados pendurados na parede que fará uma empresa mais ou menos inovadora, muito menos um amontoado de profissionais sem a liberdade da criação, ou diretrizes imperiais impostas por burocratas reunidos em alguma sala, sentados pomposamente em uma imensa mesa de madeira de lei, trocando comentários regados por centenas de cafezinhos, com o intuito de aumentar o lucro do negócio, esperando pelo cumprimento da ordem dada.

Para alcançar o objetivo de inovar, o exagero da liberdade de criar, sem um tempo mínimo ou máximo de execução, mas com o intuito constante de buscar por novas oportunidades junto às necessidades futuras dos clientes, sem medo de errar e colocar em risco a reputação da empresa.

Afinal, a inovação faz parte de todos os setores e mentes comprometidas da organização, não existe um dono, no máximo um curador da arte inovadora, que conduz as idéias para não haver retrabalhos e perdas desnecessárias de recursos humanos e financeiros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s