Sua empresa está realmente em desenvolvimento?

O seu empreendimento está no caminho certo para o desenvolvimento?

Ele atende aos quatro princípios básicos da gestão empresarial?

  1. Ter os recursos financeiros necessários para honrar os seus compromissos mensalmente;
  2. Oferecer, constantemente, produtos e serviços inovadores;
  3. Atender, nas relações comerciais, as expectativas e as diferentes necessidades dos clientes;
  4. Manter uma equipe de trabalho motivada e interessada em manter a empresa competitiva.

 

Administrar e alinhar à realidade do mercado a estas quatro situações requer do gestor o acompanhamento constante das oscilações e alternâncias do negócio, quanto ao comportamento dos consumidores, em relação à comercialização dos produtos e serviços.

 

Se por um lado o empresário precisa compreender os conceitos e as suas aplicações no mundo real, e ainda, realizar as análises financeiras, que começam na identificação da evolução do faturamento, depois na avaliação da lucratividade mensal, dependente da adequada elaboração dos custos e da formação dos preços de venda, embasada no mercado e nos limites da empresa e chega ao pleno domínio sobre a necessidade do capital de giro, e também da constatação da rentabilidade do negócio.

Por outro lado, conversar e guardar as informações geradas a partir do relacionamento com os clientes, através de ferramentas como o cadastro, o gerenciamento do atendimento, e realizar ainda o pós-venda, entre outras atividades, e também reconhecer os desejos e as necessidades dos clientes, é imprescindível para o sucesso das relações comerciais.

 

Para aproximar os dois lados, clientes e empresa, a organização deve manter sempre o melhor nível de comprometimento dos seus empregados com o negócio, e, evidentemente em direcionar os esforços para atingir os objetivos propostos e de desenvolvimento profissional, sem com isto, se descuidar da infraestrutura para manter a qualidade do atendimento.

 

Afinal, a evolução de um negócio depende de clientes, proprietários e funcionários, satisfeitos em todas as relações comerciais realizadas.

Portanto, o reconhecimento do desenvolvimento da sua empresa, está além de sucessivos aumentos dos faturamentos, de percentuais de lucro líquido em ascensão, ele também deve estar sustentado no sorriso de um cliente plenamente atendido e melhor ainda, com o desejo de voltar a adquirir seus produtos e serviços.

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