Você saberá vender para um adolescente de hoje, em 2014?

As mais diversas mídias e o próprio governo vendem aos empreendedores de plantão a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, como uma poderosa geradora de novas oportunidades de negócios, e certamente será, porém, para que esta explosão comercial aconteça mesmo, além das inúmeras adequações na infraestrutura brasileira, também os empresários precisam estar preparados para se ajustarem às novas realidades que cercam as relações de consumo.

 

Puxe seu Tablet para mais perto.

Vamos conversar sobre o assunto.

 

Para lembrar a todos os desavisados os consumidores de 2014 são hoje, os nossos adolescentes, um público acostumado a conviver cercado por um emaranhado incontrolável de informações, formado na volatilidade das redes sociais, em outro momento na troca de conteúdo com a sua comunidade, algumas vezes na inserção de conhecimento gerado nas instituições de ensino, ou ainda recebendo a avalanche de apelos emocionais de consumo, que chega a eles através dos celulares e dos programas vinculados nos meios de comunicação tradicionais.

 

Atualmente convivemos com a extenuante encomenda de compreender a atribulada vida existente entre as enxurradas de informações provenientes dos monitores dos inúmeros modelos de equipamentos de informática e os olhares atentos dos seus jovens usuários, com os dedos de prontidão para interagirem com o mundo.

 

Neste segmento de mercado, como qualquer outro, existem os mais diversos aspectos conflitantes, porém este apresenta suas peculiaridades, pois, apesar de um nível de relação social superior às das gerações anteriores, os jovens usuários frenéticos dos computadores e seus aplicativos de integração, ficam por conveniência alienados às informações que não os afetam no dia a dia, como por exemplo, notícias econômicas, sociais, de segurança e da maior parte da comunidade em que os grupos estão inseridos, exceção aos que pertencem aos seus grupos de relacionamento virtual.

 

Para as empresas com interesse em vender seus produtos e serviços para este público é fundamental iniciarem um plano de ação para permanecerem sempre próximas do cotidiano dos seus clientes, para isso passa a ser vital seguir alguns procedimentos, por hora, básicos, mas podem se tornarem complexo ao longo da implantação, como:

  • Inserir a empresa nas redes sociais;

  • A área comercial estar apta para interagir com os interesses dos jovens através das redes sociais;

  • A gestão do negócio deve aprender a divulgar seus produtos e serviços para os diversos tipos de clientes, através das redes sociais e de outros meios na Internet;

  • A empresa precisa ter o cuidado de oferecer atrativos compatíveis com o ambiente dos mais variados nichos de mercado;

  • As diversas áreas da empresa e seus responsáveis necessitam compreender e praticar a adequação periódica dos produtos e serviços às novas realidades de consumo dos seus clientes, virtuais ou presenciais;

  • Rever os quatro “Ps de Marketing”, preço, produto, ponto de venda e promoção, devem ser encarados em 3 dimensões, no espaço físico da empresa, nas redes sociais e nas diversidades das comunidades de consumo desejadas;

  • Reposicionar os 5 “Ps da estratégia”, o planejamento (alterar rotas e rever conceitos), o pretexto (as táticas), o padrão (mutação constante dos fluxos de ações), a posição (tentar prever as necessidades do mercado), e a perspectiva (fazer com que todos na empresa compreendam o novo mercado).

A lista de procedimentos para a acomodação do negócio neste ambiente de consumo irá crescer continuamente, independente do desejo empresarial, assim, a gestão das empresas precisa extrapolar o ambiente conhecido e seguro, para ultrapassar as barreiras do comodismo, e se aventurar pelas redes sociais e suas infinitas relações sociais e comerciais.

 

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