O que você precisa saber sobre a necessidade de capital de giro.

O capital de giro, próprio ou de terceiros, é a necessidade de recursos da empresa para honrar seus compromissos, em um determinado período de tempo, normalmente de 30 dias.
Puxe seu Notebook para mais perto.
Vamos trocar algumas informações sobre este assunto.
A sua empresa, para conseguir realizar mais vendas e com isto ultrapassar o ponto de equilíbrio (faturamento necessário para cobrir os custos), por força do mercado consumidor precisa, muitas vezes, oferecer prazos para o pagamento, que podem ser curtos, até três meses, médios, até seis meses e longos até 12 meses, ou até mais.
Assim, a empresa entra na zona de risco financeiro, pois os recursos financeiros passam a ficar fora do controle do empresário, se posicionando em vários momentos do futuro, dependentes exclusivamente dos desígnios do mercado.  
Esta vontade de vender, e também atender os interesses dos clientes, resulta para o negócio da necessidade de capital de giro, conforme demonstra a fórmula: ((Ciclo financeiro / 30 dias) X Faturamento Mensal).
É interessante lembrar que o capital de giro depende diretamente da soma dos prazos médios de estoque, das vendas e dos recebimentos, que juntos representam o ciclo financeiro da empresa.
Como grande parte dos recursos chega ao caixa da empresa 30 dias após as vendas, sempre existem as vendas a vista, sobra para o empresário, algumas opções para recompor as finanças e administrar a zona de risco, como:
  1. Reduzir os níveis de compras mensais ao mínimo possível, para recompor os estoques. Impor limites de endividamento.
  2. Rever a necessidade de estoque, inserir os controles de estoque de segurança e mínimo. Estar atento ao planejamento estratégico de vendas.
  3. Realizar mais de 90% das compras, junto a fornecedores, a prazo. Negociar sempre com os fornecedores, procurando alternativas mais favoráveis para o negócio.
  4. Compras a vista, somente as que forem realmente estratégicas, financeiramente e mercadologicamente.
  5. Incentivar as vendas a vista.
  6. Promover junto à área de vendas obstáculos atrativos para reduzir os prazos de pagamento.
  7. Ajustar os preços de venda, através dos instrumentos de precificação, como a análise do custo alvo e do valor econômico gerado pelos produtos ou serviços comercializados.
Afinal, grande parte dos recursos financeiros do negócio está dentro da própria empresa, em locais como o estoque, por culpa das compras que superam as vendas, aumentando os níveis de produtos em estoque, ou com os fornecedores, quando os empresários são encantados pelo canto da sereia do desconto, em compras realizadas a vista, ou ainda, no bolso dos proprietários, que retiram recursos da empresa, sem qualquer controle ou limite.
Vale lembrar que o lucro é da empresa e não do empresário, este deve definir um pró-labore que atenda suas necessidades financeiras pessoais, já a empresa precisa se desenvolver, e depende do lucro gerado por ela para pagar os investimentos necessários para esta busca constante e vital pela competitividade no mercado.  

One response to “O que você precisa saber sobre a necessidade de capital de giro.

  1. Muito bom o seus post, estou aqui devorando seus textos parabéns.
    Sou proprietário de um pequeno negocio e me vejo nessa situação de ter que segurar as comprar, apesar de estar as porta do Natal. Mas minha empresa acabou entrando em um ciculo vicioso de antecipação de recebiveis, descontrolando incrivelmente as contas. O que você sugere há Bancos oferecendo capitais de Giros com juros menores do que pago nas minhas antecipações porém com valores bem superiores do que necessito hoje.
    Será que seria interessante assumir essa divida, acalmar meu caixa e usar o exedente em uma amplição do estoque. Obrigado Celso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s