O que deixa a sua empresa competitiva?

O que deixa a sua empresa competitiva?

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Vamos relacionar alguns parâmetros empresariais importantes, para deixar o seu negócio mais lucrativo e rentável.

  • Elaborar o plano de viabilidade de negócios, e com ele calcular o valor necessário dos investimentos, para adequações ou inovações.

– 26% dos empreendedores não sabem qual será o valor de investimento, para o início das atividades.

– 74% sabem, portanto, o valor do investimento inicial, isto ajudou a 42% passarem, com algumas escoriações é verdade, pelo 5º ano de vida, e continuam, felizmente, a existir e a evoluir.

  • Realizar o planejamento financeiro, incluindo o orçamento.

– Entre as MPE (micros e pequenas empresas), 51% não realizam o planejamento financeiro das suas empresas.

– 49% dos empresários têm um plano para controlar suas finanças, com o suporte do fluxo de caixa, o que possibilita a milhares de empresas continuarem atentas às oscilações do mercado, e principalmente aos limites financeiros do negócio.

  • Controlar e analisar os custos, fixos e variáveis, periodicamente.

– 58% das MPE não fazem qualquer tipo de controle de custos.

– 42% das empresas realizam os controles financeiros básicos, o que as coloca um passo a frente, em relação às concorrentes, que nada controlam, além de possibilitar a visão da realidade financeira da empresa.

  • Conhecer a necessidade, e colocar em prática um plano de ação da gestão  do capital de giro, que seja suficiente para honrar todos os compromissos financeiros.

– A falta de capital de giro é principal motivo para que 21% das empresas fechassem as portas no primeiro ano de atividade.

– As que conseguem passar para o segundo ano, 79%, não são perfeitas na área de gestão, mas se não calculam e analisam os resultados financeiros do seu negócio, deveriam fazer, para a empresa chegar ao terceiro ano de vida ciente do seu potencial econômico e financeiro.

  • Conhecer e praticar a metodologia adequada para a formação dos preços de venda.

– 43% dos gestores desconhecem a forma para o cálculo dos preços de venda.

– O culto à utilização do número mágico 2 é extremamente forte e enraizado no meio empresarial brasileiro, o que acaba por ocultar a margem de lucro real que está dentro dele.

– Felizmente 57% dos empresários conseguem ter alguma idéia de como formar os preços de venda corretamente.

  • A vontade de vender não deve encobrir a análise de crédito dos clientes.

– Após cinco anos de atividade, um dos motivos para as empresas desaparecerem, 23%, é a inadimplência dos clientes.

– Porém engordar os índices de cálculo dos preços de venda também não ajuda muito, mas sim proceder às verificações possíveis e determinar limites de crédito mensais para os seus clientes.

Todos os itens citados são possíveis de implantar, para facilitar a administração do seu negócio, basta ter a vontade de aprender e de utilizar as informações coletadas na empresa, para realizar as análises e as tomadas de decisões mais adequadas.

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