A empresa é mais importante que o cliente?

O mais importante para a empresa é o cliente, certo?

Não, está errado, o mais importante para a empresa é a própria empresa, sem ela não existirão clientes, ou melhor, sem o gestor não haverá empresa e por conseqüência consumidores.

Puxe seu Notebook para mais perto.

Vou explicar a minha argumentação.

O cliente, sem dúvida alguma, é uma peça fundamental no espetáculo empresarial, mas ele representa um dos personagens do elenco de atores e atrizes, formado com a intenção de dar vida à peça da atividade empresarial cotidiana, que necessita, para realizar o espetáculo, de um palco adequado e ajustado às necessidades do roteiro determinado.

Existem cerca de 5,7 milhões de palcos, digo, empresas a espera de 110 milhões de clientes, para oferecerem seus produtos e serviços, com o apoio de 41,4 milhões de colaboradores. (dados do IBGE – www.ibge.gov.br)

Manter a empresa pronta para atender seus clientes exige do empreendedor o seu empenho e atenção 24 horas por dia, sobre diversos aspectos administrativos e financeiros.

A fachada e a vitrine são os primeiros pontos de contato do consumidor com a empresa, portanto, a imagem limpa, clara e atraente, deve prevalecer como também a sua constante manutenção.

A partir da entrada da pessoa na empresa, outros fatores começam a ter influência para a sua permanência, como a facilidade de acesso, a comunicação visual interna, a precificação (visualização clara dos preços), a iluminação, a disposição dos móveis e produtos, a climatização do ambiente, os provadores, banheiros, até mesmo a disponibilidade de oferecer um copo de água, colaboram para o sucesso da relação da empresa com o seu cliente.

Após o final do atendimento, também sua saída precisa receber toda a atenção por parte dos vendedores, para assim demonstrar o interesse da empresa em seu breve retorno.

Como foi descrito acima, o cliente foi cortejado e tratado como um rei, mas para isto a existência de um ambiente palaciano é fundamental.

Empresas que melhoraram a comunicação visual da fachada conseguiram obter excelentes resultados financeiros, principalmente quando somados a ações de melhoria do fluxo de clientes, por entre as araras, balcões e gôndolas.

Porém, para que tudo isto tenha efeito duradouro nos resultados, as ações inovadoras pela melhoria contínua, praticadas por parte do empreendedor e de seus colaboradores, constituem nos principais elementos na formação dos diferenciais competitivos da empresa, necessários para atrair diariamente os seus atuais e futuros clientes.

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