Comprometimento da renda do brasileiro.

No meio da euforia dos consumidores brasileiros, principalmente aqueles que se encontram nas classes sociais C e D, começa a aparecer um elemento para estragar o colorido desta festa, o aumento gradual do comprometimento da renda da população, em virtude do acúmulo dos financiamentos de longo prazo.

Puxe o seu Netbook para mais perto.

Vamos destrinchar este assunto.

A facilidade de acesso ao crédito, estimulado nos últimos dois anos e muito bem aceito e utilizado por uma grande fatia de consumidores proporcionou que pela primeira vez o crédito para as pessoas físicas ultrapasse o crédito para pessoas jurídicas, e está alterando significativamente o perfil da relação, até então acomodada, da oferta versus demanda no mercado brasileiro.

Esta novidade na economia nacional fez com que milhões de consumidores conseguissem adquirir veículos, computadores, televisores de tela fina, imóvel, etc., mas em razão disto, também diminuíssem o saldo disponível mensal para honrar seus compromissos com os outros diversos credores.

Para demonstrar isto, podemos ver o que aconteceu com o comprometimento da renda dos brasileiros, que em 2000 era de 66%, reduziu para 61,6% nos anos de 2004 a 2008, para em 2010 subir para 62,6%, mesmo que obtivesse, no período de 10 anos, um aumento da renda de 207%, 238% da poupança e 191% do consumo.

Comparativamente com países do chamado 1º mundo, a população consumidora do Brasil poderia aumentar ainda mais o seu nível de comprometimento da renda, porém é importante lembrar que a renda do brasileiro é muito inferior que a dos trabalhadores nos países ricos.

Devemos lembrar também, que o aumento contínuo do consumo exige um esforço diretamente proporcional das indústrias para garantir o aumento contínuo da produção, além da própria infra-estrutura pública, para a distribuição dos produtos fabricados nos diversos estados, que precisam chegar aos 5.560 municípios espalhados pelo território brasileiro.

Para isto, além de investimentos na produção e em produtividade, as indústrias de transformação precisam correr atrás da inovação, e por conseqüência de mão-de-obra especializada e na maturidade da gestão competitiva.

Durante muitos anos o consumo brasileiro cresceu moderadamente, não exercendo o estímulo necessário para a adequação e a evolução das indústrias.

Somente nós últimos 3 anos, a combinação expansiva do trabalho, da renda, e do crédito, favoreceu o crescimento acelerado da economia brasileira, e em razão disto proporciona o incentivo necessário para que a nossa capacidade de produção acompanhe as atuais tendências do consumo interno, obrigando a indústria nacional a atender o desenvolvimento contínuo da demanda, atual e futura.

Quanto mais próspero e avantajado for o contingente de trabalhadores com renda real crescente, também as oportunidades para ofertar produtos e serviços com maior valor agregado irá crescer, fortalecendo a economia do país.

Assim, se por um lado a população começa a aprender a se endividar e consumir, por outro lado as empresas precisam se habituar a seguir um caminho de evolução, reconhecendo as necessidades futuras de seus consumidores e assim, se manterem ancoradas no desenvolvimento do Brasil.

One response to “Comprometimento da renda do brasileiro.

  1. Olá, tudo bem ?
    Por um lado essa notícia é positiva, mais consumo interno, maior lucratividade para as empresas, mas há tempos que esse tema está me preocupando. Com esse crédito desenfreado, todos estão se endividando e a economia pode ter um “baque” (parada) repentina.
    Tenho um parente próxima que cuida da administração de prefeituras, ele citou que alguns funcionários já têm mais de 30% em empréstimo consignado outros, só estão recebendo um dinheiro por causa de uma promoção ou adicional.
    Tenho certeza que a equipe econômica irá consertar esse deslize rapidamente.
    Parabéns pelo blog.
    Um grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s