Informatizar para usar a informação.

Saber o resultado da empresa neste mês que passou, se ela obteve lucro ou prejuízo, deveria ser algo trivial, porém, para muitas organizações é o início de um enorme problema causado pela falta de informações.

Na verdade, é mesmo uma tarefa trabalhosa, que demanda meses de trabalho dedicado para a captação, tabulação e análise dos dados empresariais, até chegar a ser aceita como a única fonte sobre a verdadeira posição do negócio, por parte de todos os empregados, e principalmente pelo proprietário do negócio.

Neste instante a informática sempre é lembrada como a ferramenta salvadora, pois através dela o gestor conseguirá tomar a melhor decisão para a competitividade empresarial.

Puxe seu Notebook para mais perto.

Vamos conversar sobre este assunto.

Primeiramente vou lembrar uma máxima da informática:

– Se entrar lixo nos aplicativos, certamente sairá lixo, como informação.

Ou seja, se você inserir dados errados nos computadores e sistemas integrados, eles certamente terão informações erradas armazenadas e conseqüentemente você tomará atitudes comprometedoras.

Algo simples e lógico que sempre é deixado de lado pelos empresários, a qualidade na captação dos dados empresariais, muitas vezes por ignorância, mas também por desleixo, ou pelo simples fato que as informações geradas pela empresa serão desprezadas para a maioria das ações gerenciais.

Uma ação simples como reduzir os preços de venda de determinados produtos, normalmente faz com que a área comercial siga cegamente os maiores concorrentes, pois é preciso acompanhar a evolução do mercado, dizem eles, não se importando, ou desconhecendo as conseqüências financeiras para a empresa, como vender produtos ou serviços abaixo dos custos.

Outra informação para ser lembrada:

– O pior colaborador é aquele sujeito ignorante com iniciativa, ainda mais quando ele tem algum poder de decisão no negócio, e em razão desta posição privilegiada, copia as ações dos outros, por compreender que este é o melhor caminho.

Mas o investimento em computadores, aplicativos, treinamento, inserção de dados, padronização de processos funcionais e operacionais, não deve ser mal utilizado, portanto a informatização tem que se transformar em um conjunto de ferramentas para disponibilizar informações com qualidade e rapidez ao gestor do negócio, como também para seus clientes e fornecedores e parceiros.

Informatizar para usar a informação, esta é a finalidade de se ter os computadores e aplicativos na empresa, a disposição do administrador e dos empregados na empresa.

Quando a informação, adequadamente utilizada, se transforma em lucro para a empresa, significa dizer que cada R$ investido nas tecnologias da informação e comunicação está sendo pago, com juros e correção monetária, gerando valor agregado aos produtos e serviços comercializados e ancorado a isto, proporcionando segurança e confiabilidade a todos os envolvidos.

3 responses to “Informatizar para usar a informação.

  1. Realmente, a maioria das empresas não sabe como fechou o mês. Como você mesmo disse, é uma controle óbvio e trivial, mas implementá-lo está sendo um grande obstáculo para as empresas, principalmente as menores.
    O empresário tem que parar de pensar que o setor de TI é despesa. O dia que esse mesmo empresário entender que TI faz parte da gestão estratégica do negócio, vai enxergar diferenciais que nunca tinha percebido.

  2. Pingback: Informatizar para usar a informação « Mundo Sebrae

  3. MARIA RAIMUNDA CORADO ROCHA

    TIRE MINHA DÚVIDAS.
    SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA E QUERO ABRIR UMA EMPRESA.
    POSSO?
    O QUE DEVO FAZER?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s