Procedimentos e controles administrativos, impossível viver sem eles.

A entrada de um cliente na empresa representa o início do relacionamento entre a empresa e o cliente, ou seja, entre uma organização representada pelos colaboradores e uma pessoa, somente o relacionamento entre as partes não basta, é necessário o domínio total sobre a realização deste encontro.

Puxe o seu Notebook para mais perto.

Vamos conversar sobre o assunto.

Algo comum para todas as empresas, o cliente chegou e espera ser atendido.

Do outro lado o funcionário da empresa precisa ter todo um aparato de conhecimento e informações à sua disposição, desde as fichas técnicas dos serviços prestados ou produtos comercializados, até o cadastro do cliente para a emissão da nota fiscal, para simplesmente dizer, sem qualquer receio:

– Bom Dia!

Mas, vamos devagar, passo a passo, como se víssemos esta cena em câmera lenta, porém em alta definição, assim todos os detalhes serão observados, como na copa do mundo de futebol na África do Sul.

A empresa já treinou o seu empregado, explicando tecnicamente sobre todos os produtos e serviços que podem ser comercializados, inclusive sobre os seus custos, preços de venda, descontos possíveis, prazos de pagamento, controle de estoque, prazo de entrega, além é claro, da forma de abordagem do cliente, para o preenchimento correto do cadastro de clientes.

Para todas estas informações estarem disponíveis para o atendente, muitos outros colaboradores trabalharam muito para a sua formação, passando pela captação, tabulação, digitação e análise, além de discussões e ajustes, com a participação e orientação de diversas pessoas da empresa e de fora dela, como fornecedores, gerentes de bancos e outros.

Quando, após o primeiro contato e da apresentação dos produtos e serviços que atendam a necessidade do ciente, ele escolhe um produto ou serviço são disparados simultaneamente outros controles e informações, que firmam a integração entre ele e a empresa, como o orçamento aceito, que gera um pedido, e este a ordem de serviço/produção, que por sua vez, internamente geram ordens de compra e cotações de preços, controles de estoque, para depois chegar a um controle de entrega e a nota fiscal, e ainda, as planilhas de fluxo de caixa e demonstrativos de resultados.

Enquanto o cliente se dirige ao caixa para efetuar o pagamento, ou acertar as formas de pagamento, outros controles o aguardam ansiosamente, prontos para dar continuidade ao relacionamento, sem que ele, consumidor perceba o enorme aparato de informações e controles, que está acompanhando atentamente este momento.

Depois do pagamento e da entrega do produto ou serviço, e da saída do cliente da empresa, surge uma nova avalanche interna de controles e análises, como o pós-venda, o recebimento das parcelas de pagamento, a reposição de estoque, as comissões e a análise de resultados sobre esta venda.

Assim fica realmente comprovada a existência de outro mundo, por detrás do balcão das empresas, que precisa ser descoberto e conquistado dia a dia por todos os empresários, pois a vida empresarial é quase impossível sem ele.

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