O garimpo da inovação.

O que o empreendedor precisa é aprender a garimpar a inovação, que está escondida por detrás da timidez de seus colaboradores e dele mesmo.

Para inovar é preciso ter amplo conhecimento da atividade empresarial, sem ele, o risco de não atender as necessidades dos clientes e da própria empresa é muito grande.

Puxe o seu Netbook para mais perto.

Vamos conversar sobre o assunto.

Segundo o Manual de Oslo, documento de referência à inovação no mundo, existem 4 tipos de inovação:

  • Inovação de Produtos e Serviços – criação ou adequação de novos produtos ou serviços.
  • Inovação de Processo – um novo método de produção ou distribuição, por exemplo, para a introdução de produtos e serviços no mercado.
  • Inovação de Marketing – um novo conceito de marketing para atender as necessidades de consumo do mercado.
  • Inovação Organizacional – alteração ou adequação das rotinas operacionais e funcionais da empresa.

Inicialmente para que a empresa conquiste o mercado, deve aprender a incentivar a cultura à competitividade empresarial, entre todos os colaboradores, pois para que um garimpeiro encontre as pepitas de ouro, precisa diferenciar o minério precioso de uma rocha qualquer.

Quando a empresa aplica alguma técnica de incentivo à inovação, isto por si só, resulta em melhores resultados produtivos e financeiros para o negócio, pois todos os empregados se sentem como partes integrantes e fundamentais para as implantações das mudanças na organização.

Após a empresa reconhecer e estabelecer seus limites e potenciais terá condições de entender as necessidades dos seus clientes e fazer desta informação um trampolim para desenvolver ou procurar no mercado produtos e serviços que atendam aos desejos do seu mercado consumidor.

Por força desta obrigação, os espaços para os processos de inovação vão gradativamente ganhando terreno e principalmente sendo aceitos e respeitados pela empresa, inclusive pelo gestor do negócio.

É bom lembrar que todos os dias são favoráveis para a busca de inovações, não importa qual delas, o fundamental é permanecer na memória dos clientes, como uma empresa que se importa em atender as necessidades atuais e futuras dos consumidores, através de produtos e serviços inovadores, e formas de relacionamento condizentes com os desejos do mercado.

É estratégico, para a empresa, estar alguns segundos a frente da concorrência, para esta finalidade, o apoio das tecnologias da informação é primordial para propiciar o caminho mais lucrativo, entre a necessidade observada e analisada, e a comercialização da inovação desenvolvida e implantada.

Afinal, os garimpeiros para explorarem corretamente o terreno precisam além do conhecimento e da informação, também das ferramentas adequadas, para encontrarem o tesouro do lucro contínuo e crescente, que a adequada oferta da inovação ao mercado pode proporcionar.

2 responses to “O garimpo da inovação.

  1. Pingback: Garimpando em busca de inovação « Mundo Sebrae

  2. Pingback: Gestão e Inovação » Blog Archive » O garimpo da inovação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s