O poder dos programadores de sistemas.

Uma linha de programação de um aplicativo pode parar qualquer usina hidroelétrica e deixar cidades e estados sem energia elétrica, por muitas horas, mas devido à competência técnica de muitos programadores, esta é apenas uma probabilidade em milhões, que poderia afetar direta e indiretamente empresas e pessoas, causando grandes prejuízos econômicos e financeiros para todos.

Puxe seu Netbook para mais perto.

Vamos trocar algumas informações, sobre este assunto.

Se analisarmos o nosso cotidiano, vamos perceber a infinidade de operações controladas por sistemas de computadores, em funcionamento, muitas vezes, a milhares de quilômetros dos seus criadores, que deixam as nossas relações comerciais, sociais, de saúde, de educação, dentre muitas outras, mais fáceis e práticas.

Na sua empresa, ao menos 10 aplicativos devem estar em operação neste instante, e um erro em algum deles pode simplesmente congelar, por exemplo, as operações financeiras do negócio, prejudicando clientes, fornecedores, e é lógico a própria organização.

Por outro lado, a confiança conquistada ao longo de dias, meses, anos de utilização dos diversos aplicativos a nossa volta, faz com que quase todas as pessoas esqueçam ou desconheçam a possibilidade de alguma falha acontecer.

Afinal, um erro de programação, ou excesso da temperatura ambiente, em que estão com computadores ou servidores, ou mesmo até um quase imperceptível, batalhão de formigas, que resolveram em um determinado dia explorarem a placa mãe do desktop, chegando, é claro nos terríveis hackers (criminosos digitais) de plantão, podem afetar esta confiabilidade depositada na segurança dos softwares.

Mas o potencial da conspiração, lógico, pode ser mais abrangente e atacar a Internet, através do seu provedor e corromper suas vendas com cartões, ou enlouquecer uma bolsa de valores, com informações distorcidas, provocando pânico de credibilidade nas instituições financeiras de um país, ou até mesmo do mundo inteiro.

Poderíamos ficar aqui citando milhares de outros problemas que podem ocorrer com as tecnologias da informação e comunicação, mas, fique tranqüilo que a maioria esmagadora dos programadores é do bem, utilizam o seu conhecimento, em desenvolver uma linha de programa, para impedir possíveis falhas e inconvenientes com a informatização.

Apenas para lembrar, você só está podendo ler este artigo, até agora, porque os programadores espalhados pelo mundo inteiro permitiram você fazer isto sem problemas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s