O espírito da sacoleira.

O quê a sacoleira consegue descobrir do seu cliente?

Puxe o seu Netbook para mais perto.

Vamos conversar um pouco.

Existe um profissional que entra na sua casa, ou vai até o seu trabalho, e entrega em suas mãos, exatamente o que você precisa, pelo valor que você pode pagar, e ainda deixa você com um desejo enorme de comprar o produto dos seus sonhos no mês que vem.

Isto é magia ou conhecimento?

Podemos dizer que pode ser os dois.

A magia acontece no relacionamento franco e direto e conhecimento quando a sacoleira entra nos domínios do cliente, e ela analisa o ambiente, rapidamente percebe as possibilidades das vendas, e através de um bate papo sem compromisso, descobre os mais íntimos desejos de consumo do consumidor à sua frente.

Afinal, ainda o olho no olho é um dos melhores instrumentos de marketing, pelo menos é com certeza o mais antigo.

Sei que esta afirmação deixará os empresários que utilizam os seus sites para apresentar, oferecer e vender os produtos e serviços com certa dúvida da sua veracidade.

Porém o universo tecnológico da Internet proporciona outro ambiente de comercialização para o internauta, que já predispõe o meio de compra através da web, pois, ele já está pré-condicionado a negociar com uma máquina. Porém nada impede que o site utilize ferramentas para aproximar o consumidor da Internet à sua empresa.

Para atender a esta finalidade existem diversos aplicativos de gerenciamento da relação com os clientes (CRM – Customer Relationship Management), gratuita e paga, basta vasculhar nos portais de busca disponíveis.

Grande parte dos empresários esquece a importância de conhecer a cada dia mais as novas necessidades dos seus clientes, direcionando todos os seus esforços para outras atividades de gestão, como os procedimentos operacionais e funcionais das áreas administrativas, financeiras e das formalidades comerciais, deixando o diálogo com o cliente para um segundo ou terceiro plano.

Quantas sacoleiras de sucesso quando formalizaram seus negócios, ficaram plantadas atrás do balcão, se importando mais com o operacional, e a cada dia que passava deixavam de conhecer as novas necessidades dos seus clientes, e por conseqüência deste afastamento, mais o desconhecimento das ferramentas básicas de gestão, encontraram pela frente mais dificuldades em competir no mercado, o que levaram muitas delas a fecharem suas empresas.

A presença do espírito da sacoleira na cabeça e no coração dos empresários proporciona, portanto, as condições ideais para compreensão das necessidades atuais e futuras, além dos desejos dos clientes, com este conhecimento absorvido, compreendido e analisado, certamente ficará mais fácil ajustar a empresa para comprar e oferecer os produtos e serviços certos para as pessoas certas, no momento certo.

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