É possível um Plano de Negócios mais simples?

Muito empreendedores reclamam que os planos de negócios disponíveis, para se seguir como modelo, são extensos e complicados, com inúmeras informações que não se adéqua ao seu projeto.

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Vamos trocar conhecimentos.

O Plano de Negócios, que pode ser também estratégico, tem que ser encarado de outra forma, distante de ser apenas um documento que recebe e guarda os dados, mas como a ferramenta de suporte na transformação de um sonho em idéia, e desta idéia em uma empresa do seu sonho.

Existem diversos planos de negócios na Internet, que foram copiados de grandes empresas, portanto recheados de informações para atender este tipo de negócio, que se interpretados sem os devidos ajustes, não fazem qualquer sentido para micros e pequenas empresas (MPE).

Por exemplo, análise de mercado, pode ser traduzida para diagnóstico do mercado, e ser realizado pelo próprio empreendedor, através de simples questionamentos aos seus futuros fornecedores e clientes.

Também a análise do investimento em imobilizado será diferente, com uma quantidade reduzida de itens, em comparação às grandes corporações.

Os custos fixos serão mais simples e facilmente identificados, muitas vezes próximos da realidade da sua própria casa.

Assim, poderíamos relacionar os demais parâmetros que aparecem nos planos de negócios, e iríamos observar que todos têm um sósia de dimensões reduzidas e simplificadas para as MPE, mas estão sempre presentes no contexto empresarial, não importa o porte da empresa.

Veja, na verdade, quando você está diante do plano de negócios, é a sua vida e da sua família que está em jogo, portanto, quanto mais informações e análises forem realizadas, menores serão os riscos a correr, e, principalmente afastar aqueles que são desnecessários enfrentar.

Respondendo a pergunta inicial.

– Não existe um plano de negócios simples, mas, sim um plano estratégico de negócios que deixe você mais confiante em investir nele.

É bom lembrar a existência das contradições do plano, como a existente entre a análise dos resultados de viabilidade do negócio, financeiros e mercadológicos, que muitas vezes desestimulam o empreendedor, como o prazo de retorno de investimento muito longo e um lucro líquido interessante, ou a decisão em usar os recursos financeiros nas ações de marketing ou contratar bons empregados.

Esses paradoxos na verdade obrigam a decisões estratégicas, que mais tarde serão sentidos, ajudando ou atrapalhando o empreendimento.

É bom lembrar, que o mais importante para o sucesso de um negócio é acreditar nele, os demais itens podem ser ajustados à realidade do seu bolso e ao potencial de mercado.

Se você tiver dúvidas sobre os seus produtos e serviços em relação a necessidade de consumo do mercado e a oportunidade de negócios que será gerada, dificilmente irá conquistar os clientes para ultrapassar o ponto de equilíbrio da empresa.

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