Estágios que levam o empresário a perder ou a manter a amada empresa.

A forma de conduzir uma empresa pode significar a perda ou o ganho da empresa, na competitividade do negócio no mercado.

Diversos fatores levam a um destes caminhos, mas a escolha sempre será do empresário, esta relação entre o empreendedor e seu negócio, passa por 5 estágios, que oferecem a oportunidade da escolha pela rota certa.

Estágio Namoro

  • Caminho para perder: quando o empreendedor conhece parcialmente os processos operacionais e funcionais da atividade empresarial, acreditando que com o tempo entenderá mais do negócio.
  • Caminho para ganhar: aproveitar esta fase, em que o negócio ainda está no papel, para conhecer e compreender as relações mercadológicas, financeiras e administrativas, além dos procedimentos que ocorrem por detrás do balcão.

Estágio Lua de Mel

  • Caminho para perder: neste estágio o empresário pode cometer vários exageros, alguns podem levar rapidamente a empresa a estafa, ou a falta de capital de giro, com o crescimento desmedido do estoque, ou a ganância de querer atender a todos ao mesmo tempo.
  • Caminho para ganhar: se manter fiel aos limites operacionais e financeiros da empresa. Fazer o que tem que ser feito com qualidade.

Estágio Desilusão

  • Caminho para perder: perder o interesse por controlar a empresa pode acontecer antes que você imagina. Para muitos empresários ao primeiro sinal de prejuízo, simplesmente abandonam os controles e somente enxergam a necessidade de vender, e o cansaço somado à desilusão de novos resultados negativos levam ao caminho da derrota.
  • Caminho para ganhar: quando todo o esforço desprendido para fazer a empresa evoluir parece não fazer a menor diferença, o empresário deve ter a calma de avaliar a sua gestão, e procurar atingir um objetivo de cada vez, colocando metas que realmente possam ser alcançadas, ou seja, se adequar à sua realidade e do mercado.

Estágio Estagnação

  • Caminho para perder: apesar de a empresa obter lucro e estar crescendo, para o empresário todo o dia é a mesma coisa, o tédio toma conta, não consegue mais se motivar.
  • Caminho para ganhar: neste momento, é hora de inovar, buscar novas oportunidades de negócios, o empresário precisa começar a ir atrás de desafios, conquistar mercados, abrir os horizontes, sem perder o foco da empresa.

Estágio Divórcio

  • Caminho para perder: tudo que se tentou não trouxe os resultados esperados, o empresário joga a toalha e espera, sentado, pelo fim que se aproxima, e ainda por cima, coloca a culpa no mercado, no governo, na chuva, ou em qualquer coisa que passe pela sua frente.
  • Caminho para ganhar: se manter firme no seu propósito de vencer, controlando ainda mais a empresa, exigindo mais da gestão do negócio na, muitas vezes, solitária busca por soluções que possam alavancar o negócio e levá-lo ao sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s