Empreendedorismo com e sem planejamento.

Muitas pessoas amanhecem com a vontade de iniciar um empreendimento, outras carregam por meses e anos este espírito, e uma maior parte dos cidadãos se acomodam e como predestinados, trabalham para alguém por quase toda a vida, ou até um plano de dispensa involuntária.

Vamos conversar sobre as duas primeiras categorias de pessoas, as empreendedoras, a outra nos resta apenas rezar que façam o que gostam, com profissionalismo e comprometimento, e, caso, por força das circunstâncias se tornarem empreendedoras, sigam o caminho correto.

Arraste seu Netbook para mais perto.

Vamos trocar um pouco de conhecimento.

Transformar uma idéia em um negócio pode parecer assustador em um primeiro instante, mas depois você terá a certeza que tudo faz parte de um filme de aventura, com muitas passagens de suspense e agonia, mas também de conquistas, pois para cada passo montanha acima do empreendedorismo, novos e surpreendentes obstáculos irão aparecer, e tentar fazer com que volte de onde veio, e vencer cada um deles será o seu objetivo.

Mas tudo pode ser menos tenebroso, basta para isto você ter conhecimento suficiente para reduzir constantemente os riscos, caso contrário os ferimentos podem ser graves e até levar a morte, felizmente somente da idéia.

Vamos imaginar um montanhista, diante do desafio de escalar uma montanha, ele precisa conhecer todas as técnicas de alpinismo, como saber utilizar corretamente os equipamentos, ter o preparo físico adequado, conversar com pessoas que já escalaram montanhas, e principalmente daquela que foi escolhida por você para ser conquistada.

Assim é o mercado empresarial para não sofrer um desastre, que pode ser fatal, o empreendedor deve conhecer seus limites e potenciais, técnicos e operacionais, além dos financeiros e administrativos, como também analisar e reconhecer as particularidades da atividade empresarial e do nicho de mercado escolhidos.

Uma pessoa que ignora estes fundamentos terá uma grande chance de desaparecer prematuramente do mercado, pois segundo o SEBRAE-SP, 62% das empresas fecham após 5 anos de atividade, seja por falta de planejamento, dificuldades nas vendas ou em conseguir crédito nos primeiros meses de vida empresarial.

Para não entrar nesta estatística, o plano de negócios é uma das ferramentas que facilita na inserção do negócio no mercado, reduzindo riscos, que normalmente surgem durante a implantação da empresa. Imagine sem um acompanhamento analítico, somente movido pelo espírito empreendedor, com o improviso e o despreparo profissional, o nível de risco se torna insuportável.

Algumas perguntas fazem parte do planejamento estratégico, como:

– Você determinou o segmento de mercado que irá atuar?

Caso negativo, cuidado, tentar vender para todos os nichos de mercado, indiscriminadamente, pode se tornar um risco de queda.

– Seu negócio tem um foco comercial, em relação aos produtos e serviços?

Alerta, quanto maior o leque de variedade de produtos ou serviços, maior será a necessidade de capital de giro, além da confusão por parte dos clientes, em saber o que sua empresa vende.

Por falar em capital de giro…

– Você já calculou qual será o valor necessário para atender as necessidades de caixa do seu negócio mensalmente?

– Reconhece os seus custos fixos, determinou o seu pró-labore, sabe formar os preços de venda, analisou o ponto de equilíbrio?

– Para você, isto tudo parece outra língua?

Alarme tocando…

Você pode estar caindo da montanha.

Caso contrário, se você reconhece cada um destes parâmetros, a chance de sucesso aumenta a cada momento, muito provavelmente você não fará parte das estatísticas de desaparecimento do mercado, continue a escalada até a conquista dos seus clientes.

8 responses to “Empreendedorismo com e sem planejamento.

  1. Pingback: Empreendedorismo com e sem planejamento « Mundo Sebrae

  2. Estou abrindo uma loja e estou encontrando dificuldade em definir preços de venda e ponto de equilibrio. Procurei orientações nos blogs, fiz curso on line, li várias cartilhas do sebrae mas ainda tenho algumas dúvidas, onde posso encontrar mais informações? Como ainda não inaugurei a loja, todos os valores são estimados, mas estou segura que o custo fixo está bem próximo do real, o que dá uma certa segurança também sobre o capital de giro, mas estou insegura sobre o ponto de equilibrio.
    Obrigada!

  3. ana karolina santana santos

    É muito importante ter apoio no momento em que tem uma ideia
    empreendedora!! Dicas e orientações criam novas ideias e abre portas,por isso pra quem quer montar um negócio a chave é a informação

  4. Tenho intenção de abrir uma pousada/restaurante de médio porte em uma cidade turística daqui uns 6 anos. Nunca tive nenhum negócio. Por onde devo começar para aprender a ser uma boa empresária? Que cursos devo começar a fazer? Detecção de mercado? Empreendedorismo?

  5. gostaria de saber como começar um negocio proprio nao tenho nenhuma ideia preciso de uma ajuda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s