O preço de venda para a inovação.

A empresa investiu em máquinas, equipamentos, treinamento diferenciado dos seus empregados, ajustou o visual da loja, criou uma área de pesquisa e desenvolvimento, este aparato todo para lançar ao mercado novos produtos e serviços.

Agora, aguarda ansiosa, que o retorno do investimento aconteça o mais rápido possível.

Puxe seu Notebook para mais perto.

Vamos conversar sobre este assunto.

O início do ciclo de vida começa no lançamento dos produtos e serviços, e todos os preparos organizacionais para a disponibilização deles aos clientes.

Neste instante a empresa parte na direção de aproximar as necessidades e desejos dos consumidores aos do negócio, através das análises dos diagnósticos de mercado realizados quando do desenvolvimento das inovações, e as conseqüências provocadas nos processos funcionais e operacionais. Esta conversa frente a frente com os possíveis compradores extraiu deles as informações necessárias para a adequada precificação e também sobre a possível demanda.

No momento do lançamento dos produtos e serviços, os gestores devem investir maciçamente nas ações de marketing, para a correta inserção das inovações no mercado, sem se esquecer dos procedimentos de logística, custos e a aplicação da importante metodologia de precificação.

Os custos fixos, e sua absorção relativa para cada item, com o recurso do percentual em relação à projeção de vendas, oferecem certa segurança na elaboração do custo final e, portanto, na formação dos preços de venda e aos ajustes decorrentes do plano de vendas, com o apoio da metodologia da precificação.

Os preços de venda sofrem, necessariamente, transformações durante o ciclo de vida das inovações, desde o seu lançamento, até a saturação ou declínio das vendas, passando pelo crescimento e pela maturidade, período este, o mais longo da exposição ao mercado e onde a determinação da margem de lucro, a ser inserida na precificação, se torna peça chave para o destino das inovações.

De posse da estratégia de demanda, dos períodos propostos do ciclo de vida e os seus respectivos preços de venda, é possível determinar o lucro líquido do ciclo de vendas, e ainda o limite dos investimentos em imobilizado e processos, e também os valores destinados às ações de marketing de cada fase do ciclo de vida dos produtos e serviços.

Compare os preços de venda a partir da precificação básica, e depois a cada momento do ciclo de vida, determinando um valor futuro para o preço de declínio, e trazendo a valor presente os preços a partir dele, para as demais fases do ciclo.

O resultado final é avaliado entre a taxa acumulada do ciclo, pré-determinada no início do ciclo de vida e o lucro líquido total correspondente.

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